Descoberta BÍBLIA DE 1.500 Anos na Turquia

Descoberta na Turquia no final deste mês, uma Bíblia de aproximadamente 1500 anos está se tornando o destaque entre estudiosos do mundo inteiro. O artefato foi encontrado após uma operação da policia que desmantelou uma quadrilha especializada na venda de antiguidades de forma ilegal.

A Bíblia feita de couro tratado e escrita em aramaico foi mantida desde 2000 num cofre de Ancara até ser entregue esse ano ao Museu Etnográfico de Ancara. Cabe à instituição, agora, restaurar o objeto que se encontra com algumas páginas deterioradas e com a coloração escura devido à ação do tempo. Após a restauração, o livro será exposto à visualização pública no mesmo museu. O artefato foi avaliado em 20 milhões de euros.

Segundo o euronews o documento está escrito no dialeto siríaco do antigo aramaico e que pode ter sido falado pelo Salvador.

Segundo especialistas o artefato é completamente original, trazendo os mesmo traços da época em que foi produzido. Além disso, afirmam que tal versão da Bíblia seria controversa ao Evangelho de Barnabé, contraditório ao Novo Testamento e muito semelhante da visão Islâmica de Cristo.

Comentários