Destroier invisível dos EUA poderia ser afundado por barcos pesqueiros - disse um almirante chinês

Os Estados Unidos tentam assustar com um destróier "invisível", mas Pequim ri e diz que esse monstro pode ser afundado por um grupo de barcos de pesca carregados com explosivos, enquanto especialistas dos Estados Unidos destacou o custo.


Os Estados Unidos estão construindo o navio de guerra "mais avançado da história", o destróier DDG-1000 classe Zumwalt, e batizado pelo Pentágono como "bala de prata superinvisivel". O destróier será capaz de esgueirar-se ao longo das costas rasas e destruir os inimigos com seu canhão eletromagnético muito moderno. Também irá fazer tudo sem ser detectado pelo radar inimigo.

A China é hoje o inimigo número um. Esta conclusão decorre da nova estratégia militar do governo dos EUA fornecendo 60% implantar sua marinha na região da Ásia-Pacífico até 2020, disse o secretário de Defesa, Leon Panetta, na recente conferência sobre segurança regional Cingapura.

O primeiro destróier omnipoderoso está agora em estaleiros em Maine e deverá ser lançado em 2014, relata a AP. O chefe de operações navais, almirante Jonathan Greenert não poupou elogios para os novos navios. "Com a sua tecnologia stealth a capacidade de radar, sonar, ataque incrivelmente poderoso e requisitos reduzidos para o número de tripulantes, este é o nosso futuro", disse o almirante em abril, depois de visitar o estaleiro.

Os destróieres invisíveis podem ser úteis em outras áreas, por exemplo, no Golfo Pérsico, mas os militares dos EUA acreditam que a sua capacidade de operar em águas rasas fornecer a maior vantagem na Ásia, na qual as ilhas costeiras são abundantes.
No entanto, os almirantes chineses, potenciais rivais desses navios, mostram pouca preocupação com o possível aparecimento de panaceias de ficção científica nos Estados do Pacífico e estão mesmo tirando sarro do "invisível".

Foi engraçado chinês Zhang Almirante Zhaozhong, membro associado da Universidade de Defesa Nacional da China, zombou o hype em torno do ambicioso projeto.
A este respeito disse que apesar de seu design e alta tecnologia, o navio poderia ser afundado por uma flotilha de barcos de pesca carregados com explosivos. Se os barcos suficientes foram mobilizados para este fim, alguns deles podem ter um buraco em seu capacete, ele disse.

Lembre-se que o projeto destruidor já foi "afundado" pelo Congresso dos EUA que cortou os recursos para a construção. Inicialmente, o implacável da Marinha dos EUA tinha pedido 32 navios deste tipo, mas mais tarde o seu número foi reduzido para 24 e depois a 7. Agora há três destroyers nos estaleiros Zumwalt. [anti-illuminatisbrasil]

Comentários