Anonymous: Uma máscara para tempos conturbados

No cinema é V que a usa, no filme “V For Vendetta” (“V de Vingança”, na versão portuguesa). Mas, nos últimos meses, com a tensão social a encher as ruas de descontentamento, a máscara de Fawkes tornou-se um símbolo da luta – dos hackersdos Anonymous aos “indignados”, não falta quem saia à rua ou se fotografe com a dita. A máscara está à venda na Vertigo, uma loja do Centro Comercial Bombarda, no Porto, que é um paraíso para os fãs da cultura pop. Custa “990 euros”. Calma: há um desconto de 99% (a coisa fica por 9,90 euros). “Resolvemos brincar com o preço, dando-lhe o preço absurdo de 990 €, só possível de pagar por milionários excêntricos, e depois dar-lhe 99% de desconto. No fundo, aqui quem pode pagar esse 1% são os 99% de ‘excluídos’”, explica João Mascarenhas. Para o dono da Vertigo, a máscara “representa os 99% de anónimos que não fazem parte da elite que controla a maior parte da fortuna mundial”. João não sabe se a máscara está a ser mais procurada por fãs de “V for Vendetta” ou por “indignados” . Mas foi por causa dos últimos que a trouxe para a loja: “Ela até era suposto ficar mais cara, porque ela para nós já é cara. Não digo que seja serviço público, mas foi uma forma de contribuirmos para a causa”.


Sinopse do filme:

Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.


Título original: (V for Vendetta)
Lançamento: 2006 (Alemanha, EUA)
Direção: James McTeigue
Atores: Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea, John Hurt.
Duração: 132 min
Gênero: Ficção Científica
Status: Arquivado

Saiba:

Anonymous (palavra de origem inglesa que em português significa anônimos) é um meme da Internet que se originou em 2003 no imageboard 4chan. Representa o conceito de muitos usuários de comunidades online existindo simultaneamente como um anárquico e digitalizado cérebro global. O termo Anonymous também é comum entre os membros de certas subculturas da Internet como sendo uma forma de se referir às ações de pessoas em um ambiente onde suas verdadeiras identidades são desconhecidas. Na sua forma inicial, o conceito tem sido adotado por uma comunidade online descentralizada atuando de forma anônima, de maneira coordenada, geralmente em torno de um objetivo livremente combinado entre si e focado principalmente no entretenimento. A partir de 2008, o coletivo Anonymous ficou cada vez mais associado ao colaborativo e internacional hacktivismo, realizando protestos e outras ações, muitas vezes com o objetivo de promover a liberdade na Internet e a liberdade de expressão. Ações creditadas ao Anonymous são realizadas por indivíduos não identificados que atribuem o rótulo de "anônimos" a si mesmos.

Comentário: 

Se puderem assistam ao filme “V de vingança” é muito bom, mas lembre-se que a mídia Iluminatti não faz nada sem ter um propósito já idealizado. Fica a dica do filme como complemento do conhecimento acerca desse movimento que está tomando conta das ruas de grandes metrópoles pelo globo a fora (fomentado) pelos próprios senhores do mundo. Fonte: Fonte: Guerreiro do Apocalipse.

Comentários