Você sabe o que é Stonehenge?

A cultura megalítica europeia foi uma civilização pré-histórica e pré-literata baseada principalmente na Europa Ocidental e que deixou um legado de grandes monumentos de pedra (ou megalitos) dispersos através do continente. Calcula-se que as primeiras destas construções, encontradas na Bretanha e na Península Ibérica, datem de aproximadamente 4800 AC, antecipando desta forma as pirâmides do Antigo Egipto por cerca de dois milénios.

Constituídas originalmente de tumbas comunais e outras estruturas bastante simples, o desenho dos megalitos evoluiu posteriormente para incluir as fileiras de pedras da Bretanha e as centenas de círculos de rochas da ilhas britânicas, dos quais o mais famoso é Stonehenge. Muitas destas construções têm sido demonstradas como possuindo significativos alinhamentos astronômicos, embora sua função ainda permaneça misteriosa – um fato que não impediu infindáveis especulações. Não obstante certo número de símbolos artísticos intrigantes e distintos terem sido descobertos, é praticamente certo que esta antiga cultura não tinha uma forma de escrita própria e consequentemente, temos de confiar quase que totalmente na arqueologia para revelar sua história.

Stonehenge é um dos monumentos pré-históricos mais importantes do mundo, mesmo após tantas descobertas, ainda intriga arqueólogos e pesquisadores. Stonehenge é um monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra. Constituí-se no mais visitado e conhecido círculo de pedras.

Construída no IV milénio a.C. (5 mil anos atrás) com uma perfeita precisão matemática, Stonehenge é Patrimônio da Humanidade, mas poucos sabem que esta é apenas parte de um sítio arqueológico bem maior, que conta a história de uma grande civilização.

Uma teoria diz que Stonehenge pode ter sido usado como centro de rituais aos mortos. Foram encontrados restos mortais de humanos cremados, em buracos que formam um anel externo ao círculo, chamado de Aubrey Holes – o círculo mais claro da foto.

Todos os anos no verão no dia 21 de Junho (o Sol nasce em perfeita exatidão sob a pedra principal) Stonehenge é visitado por milhares de pessoas para adorarem o primeiro nascer do sol da estação. Já falou-se em mais de 35000 aglomeradas em torno do famoso círculo de pedras, disputando literalmente um lugar ao sol.

Os fãs do ocultismo e do paganismo sentem-se transportados com o apelo do momento, vestem-se com trajes rituais e simulam até as supostas práticas dos antigos druidas; celebram-se casamentos; toca-se nas pedras; tiram-se fotografias. Stonehenge é um culto ao deus Sol, correspondente a Rá do Antigo Egito.

Arthur Christmas (Filme)

Você encontra representações de Stonehenge em filmes como, por exemplo, As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, uma série de sete livros de fantasia e magia, onde os animais falam e o bem e o mal guerreiam, escrita pelo autor britânico Clive Staples Lewis; e Arthur Christmas, um filme sobre Papai Noel. Em "You and I" de Lady Gaga posssui um cenário baseada nesta arquitetura construida em um milharal.

Comentários