Cientistas criam plantas brilhantes que poderão substituir lâmpadas

Plantas que brilham tão brilhante quanto uma lâmpada convencional poderia um dia iluminar nossas ruas e casas.


A tentativa de criar plantas luminosas vêm acontecendo há décadas. Em Taiwan, há dois anos, um grupo de cientistas fez sucesso limitado através da implantação de nanopartículas de ouro brilhante em uma espécie de planta aquática.

Outra equipe da Universidade Estadual de Nova York também conseguiu fazer uma planta brilhar, porém a tentativa não produziu uma luminosidade necessária para substituir a iluminação convencional.

Agora, no entanto, três pesquisadores trabalhando em um novo empreendimento conhecido como o "projeto de plantas brilhantes" estão esperando para melhorar em experimentos anteriores, empregando um melhor sequenciamento de DNA e impressão.

A equipe quer utilizar agora uma proteína chamada luciferase, que pode ser dividido para gerar luz, num processo que é tão eficiente que produz pouco calor.

Em uma cena saída diretamente de um filme sci-fi, os cientistas estão trabalhando em plantas que brilham tão brilhantemente como a lâmpada.

Seu mix de biologia sintética, sequenciamento genético e as bactérias brilhantes prometem produzir um novo tipo de iluminação sustentável.

Comentários